100 DIAS DE ADMINISTRAÇÃO: Com o compromisso social STTP tem desenvolvido ações de melhorias na mobilidade urbana de Campina Grande

A população de Campina Grande tem acompanhada as inúmeras medidas adotadas e ações implantadas nos  últimos meses na área de atuação da STTP. Sinalização renovada ou implantada, instalação de fiscalização eletrônica, fabricação de semáforos, novos abrigos de ônibus, e parcerias com órgãos ou instituições, que visam melhorar o ir e vir das pessoas, contribuindo dessa maneira para a mobilidade urbana de Campina Grande.

A STTP tem primado por uma atuação mais presente na sociedade. A fiscalização eletrônica, objetivando a redução de velocidade na via, foi implantada naqueles locais aonde o setor de estatística da STTP apontou ocorrência de graves acidentes. Em um único trecho se conseguiu reduzir em 68% o número de acidentes em toda via, e a 0% do número de mortes no mesmo local.

Numa linha de entendimento e de diálogo, foi possível colocar para funcionar várias câmeras dentro do CIOP, através de um Termo  de Cooperação com a Policia Militar, por meio da Secretaria de Segurança Pública, que hoje conta com várias imagens, através de uma contrapartida da STTP, que disponibiliza internet e transmissão e dados. Outra parceria da STTP com a Secretaria de Segurança Pública também garante Termo de Cooperação fornecimento de dados estatísticos de acidentes de trânsito, através da Policia Civil. Já com a CPTran a parceria trata das blitz e fiscalização do transporte clandestino de passageiros.

Tecnologia – Com aproximadamente oito meses de implantação, a fábrica de semáforos tem projetado a STTP e Campina Grande para o cenário nacional, despontando como referência em tecnologia no segmento, num trabalho que tem o acompanhamento e a parceria da UFCG. Ainda em fevereiro, durante encontro com gestores de vários municípios brasileiros, na sede do DENATRAN em Brasília, o superintendente da STTP, Félix Neto, apresentou a experiência de Campina Grande de como está sendo possível implantar semáforos na cidade obtendo uma redução de 50% em relação a despesas de compra do similar equipamento no mercado. Também falou da confecção de placas de sinalização, além a execução do próprio PlanMob, onde Campina Grande foi um dos primeiros municípios a entregar em tempo hábil ao Ministério das Cidades, ficando apto para conveniar projetos com o Governo Federal.

Graças ao empenho e desenvoltura dos servidores do laboratório semafórico da STTP, Campina Grande já conta com 100% de semáforos com luzes de Led. A prefeitura realizou a troca das lâmpadas dos semáforos da cidade por módulos de LED, que foram implantados em faróis de 94 cruzamentos da cidade. O semáforo de Led torna um cruzamento mais atraente e redefine uma relação de segurança junto aos motoristas.

Campina foi a primeira cidade do Brasil a aderir ao Sistema de Notificação Eletrônica do DENATRAN, com uma solução Web e Mobile que permite ao cidadão e às empresas receber notificações de seus veículos de forma eletrônica e com descontos de 40%. De acordo com Felix Neto o SNE irá reduzir os custos de envio e postagem das notificações de autuação e penalidade (multas), acelerando o processo de entrega das notificações, estabelecendo uma comunicação mais eficiente com o cidadão e as empresas e diminuindo a necessidade de impressão de notificações.

Como solução em gestão de tecnologia da informação, a STTP também aderiu a um novo talonário eletrônico, chamado de Radar, como solução integrada para a gestão dos processos administrativos decorrentes de infrações de trânsito. O Radar provê uma solução centralizada, integrada e informatizada, para a gestão dos processos administrativos decorrentes de infrações de trânsito.

Com tanta tecnológica implantada Campina Grande tem recebido constantemente a visita, na sede da STTP, de inúmeros gestores de trânsito, prefeitos, e até mesmo do presidente do DENATRAN, afim de conhecer de perto os projetos inovadores da gestão do prefeito Romero Rodrigues, que acompanha de perto, incentiva e acredita nos trabalhos desenvolvidos pelos servidores da STTP.

A STTP também é o primeiro órgão de trânsito do país a implantar o sistema QR Code na emissão de credencial de estacionamento do Idoso e Deficiente, garantindo segurança de informações. Anteriormente a emissão da credencial continha apenas um selo holográfico, assinatura do superintendente e carimbo. Agora, mais um item foi implantado, impresso na frente da credencial, o código armazenará informações do documento: como nome,  data de validade, órgão emissor e outros, possibilitando, por exemplo, o reconhecimento e comparação das informações, quando da fiscalização pelo agente de trânsito.

“O prefeito Romero tem estado presente em todas ações da STTP, e isso é primordial para o funcionamento e a execução dos nossos projetos, superando inclusive os desafios em todas as áreas de atuação do órgão.”, disse o superintendente.

Recentemente a STTP foi brindada pela Prefeitura com a aquisição de um caminhão de sinalização e pintura, para o acompanhamento da demanda das inúmeras ações que o prefeito Romero vem realizando em toda a cidade, a exemplo das inúmeras ruas asfaltadas ou recapeadas, e que necessitam da sinalização das vias. A partir de agora a prefeitura também terá uma economicidade na realização de sinalização horizontal com tinta a frio, sem a necessidade de terceirização do serviço.

O Terminal de Integração vem passando por uma ampla reforma, numa recuperação de estrutura física que conta também com o apoio da Secretaria de Serviços Urbanos. Par um melhor conforto e segurança dos quase 100 mil usuários que utilizam o Terminal, a prefeitura já realizou a revitalização e pintura de todas as grades de proteção; desobstrução das galerias; lavagem de todo o pavimento; renovação da placa do portal de entrada; limpeza interna e a troca de pias e vasos sanitários dos banheiros; recuperação do canteiro central; troca de lâmpadas incandescentes por lâmpadas de Led em toda a área, inclusive com implantação de refletores na área externa, garantindo visibilidade e segurança para todos. Ainda consta no cronograma de melhorias no Terminal, a implantação de câmeras de vigilância integradas ao CIOP, além do reforço operacional e de segurança com as presenças da Guarda Municipal e da Policia Militar.

 A STTP também vem executando projetos inseridos no plano de mobilidade, a exemplo dos binários de São José da Mata; das Ruas Pedro Otávio de Farias com Aprígio Nepomuceno, no Jardim Paulistano, interligando as Avenidas Assis Chateaubriand e Juscelino Kubitschek, inclusive com implantação de ciclovias.

No setor de transportes a STTP está implantando cinquenta novos abrigos de ônibus, em parceria com o SITRANS. Campina Grande conta hoje com 42 linhas de ônibus e 1870 pontos mapeados de embarque/desembarque de transporte coletivos, e destes 348 dispõe de abrigos. A meta para 2017 é de instalar aproximadamente 100 novos abrigos em locais estratégicos da cidade, inclusive com demandas urgente nos distritos de São José da Mata e Catolé de Boa Vista.

Zona Azul – A STTP implantou novas vagas do sistema de estacionamento Zona Azul, em três ruas da área central, atendendo a uma recomendação do Ministério Público. As Ruas Augusto Severo, Bartolomeu de Gusmão e Getúlio Vargas, receberam novas vagas para carros, além de um bolsão para motos. São mais de 80 vagas, e somadas as aproximadamente 710 já regulamentadas, e visa também  disciplinar o estacionamento nos locais, garantindo a rotatividade das vagas disponibilizadas no espaço público.